Últimas notícias

Vale (VALE3): Justiça do Pará suspende autorização para mina de cobre

Mina de Sossego é a segunda maior produtora do metal da Vale

Vale (VALE3): Justiça do Pará suspende autorização para mina de cobre
Vale. (Foto: Fabio Motta/Estadão)

O Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) suspendeu a liminar que permitia a Vale (VALE3) operar a Mina de Sossego, localizada na cidade Canaã dos Carajás, mostra documento enviado ao mercado na noite desta segunda-feira (15).

A Mina de Sossego produziu 66.800 toneladas de cobre em 2023, sendo a segunda maior mina produtora de cobre da companhia. A maior produtora de cobre da Vale é a mina Salobo, também localizada no Pará.

Em fevereiro deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará havia suspendido a licença de operação  da mina alegando descumprimento de condicionantes ambientais. “Após a decisão da Secretaria do Meio Ambiente, a Vale ajuizou Tutela Provisória de Urgência, tendo o juízo de primeira instância de Canaã dos Carajás, em 24 de fevereiro de 2024, restabelecido a vigência e validade da licença de operação”, diz a companhia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, no dia 1 de março, o Estado do Pará entrou com recurso contra a mineradora no Tribunal de Justiça estadual, obtendo decisão que restabelece a suspensão da licença de operação da Mina do Sossego. “A empresa ainda não foi notificada formalmente da decisão. A Vale adotará as medidas judiciais cabíveis visando reverter esta decisão e restabelecer o pleno funcionamento de suas operações, confiando na Justiça brasileira e no cumprimento de suas obrigações”, diz a mineradora.