Restituição IR: 3º lote ainda não caiu, e agora?

Restituição IR

O pagamento do terceiro lote teve início na última quarta-feira, 31 de julho.

Falta de pagamento

No entanto, para alguns, a espera pode se transformar em frustração quando o dinheiro não cai na conta bancária informada. Se você está nessa situação, não se preocupe, existem algumas explicações.

Confira os motivos mais comuns

1) Erro na declaração; 2) Pendência com a Receita Federal; 3) Atualização de dados bancários; 4) Processamento em lotes.

Como resolver o problema?

O primeiro passo é verificar o status da sua declaração de Imposto de Renda.

Como consultar?

Acesse o site da Receita Federal e vá até a seção “Meu Imposto de Renda”. Use seu CPF e o código de acesso ou certificado digital para fazer login.

Extrato da declaração

No sistema, é possível identificar se há alguma pendência ou inconsistência que esteja impedindo o pagamento da restituição.

Mais comuns

Erros comuns incluem divergências nos dados informados, omissão de rendimentos ou deduções inadequadas.

Leia mais