Publicidade

Tempo Real

Contratos futuros do minério de ferro disparam após feriado na China

O minério de ferro mais negociado na Bolsa de Commodity de Dalian teve alta de mais de 5%

Contratos futuros do minério de ferro disparam após feriado na China
(Muiu Xu/ Reuters)

O minério de ferro de Dalian, na China, atingiu a máxima de um mês no fraco comércio desta sexta-feira (8), após feriado de uma semana na China, com participantes do mercado otimistas com as perspectivas de demanda pelo material da maior produtora de aço do mundo.

A escassez de eletricidade na China aumentou a preocupação de que fornos elétricos a arco de uso intensivo de energia — que utilizam sucata para produzir aço — possam ser atingidos, o que significa mais produção de aço nos altos-fornos que usam minério de ferro.

O minério de ferro mais negociado na Bolsa de Commodity de Dalian atingiu mais cedo 769 iuanes, o maior valor desde 6 de setembro, com alta de mais de 5%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O minério de ferro de novembro na Bolsa de Cingapura saltava quase 7%, para mais de 125 dólares a tonelada, por volta das 8h (horário de Brasília).

A volatilidade do mercado indicou um sentimento frágil, no entanto, em meio a sinais de problemas no setor imobiliário chinês, que responde por cerca de um quarto da demanda doméstica de aço.

“Com os incorporadores imobiliários sofrendo devido aos altos níveis de endividamento, o espectro da forte demanda por aço e minério de ferro permanece baixo”, disse o estrategista sênior de commodities da ANZ, Daniel Hynes.

Mas os cortes na produção de aço da China estimulados pela política de descarbonização do país continuam a ser a maior preocupação.

Publicidade

“Vemos a produção de aço da China permanecendo sob pressão até o final do primeiro trimestre de 2022, já que as autoridades querem mostrar uma Olimpíada de Inverno ‘verde’ em fevereiro”, disse Vivek Dhar, analista do Commonwealth Bank of Australia.

O preço spot de referência do minério de ferro com teor de 62% caiu 49% para 118,50 dólares a tonelada no final de setembro, ante o recorde de 232,50 dólares em 12 de maio, quando a demanda chinesa entrou em colapso. Nesta sexta-feira, subiu 6 dólares, para 124,50 dólares a tonelada.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>