A Petrobras informou nesta sexta-feira (22) acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) relacionado à cobrança de royalties sobre a operação da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no valor de 559 milhões de reais.
Leia também
A proposta envolve pagamento parcelado, dos quais 302 milhões de reais já se encontram provisionados nas demonstrações financeiras da empresa, segundo comunicado da companhia.
O início do pagamento do montante será realizado pela companhia após a celebração do acordo, e resultará no encerramento de todos os processos judiciais e administrativos relacionados à cobrança de royalties e multas administrativas decorrentes da lavra de xisto betuminoso exercida na SIX, localizada em São Mateus do Sul (PR).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A decisão de adesão ao acordo está em linha com a política de gestão de riscos associadas à gestão de contingências e com a estratégia de geração de valor através da negociação de valores em litígio”, disse a estatal.
Em outro comunicado, a empresa disse que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade para a venda integral de sua participação (100%) no Campo de Catuá, pertencente ao Bloco Exploratório BC-60, localizadona Bacia de Campos, no Estado do Espírito Santo.
Segundo a empresa, existem quatro poços perfurados no campo, onde foram encontrados óleos leves em reservatórios carbonáticos.