Publicidade

As bolsas da Europa fecharam em alta após abrirem em tom misto e seguirem com algumas oscilações contidas ao longo do dia, em pregão com menor volume de negócios devido ao fechamento dos mercados em Londres. A disseminação da variante ômicron do coronavírus mantém investidores em alerta, embora haja algum otimismo de que o avanço da vacinação possa mitigar os efeitos da cepa.

O índice pan-europeu Stoxx 600, que avalia o desempenho das ações de empresas por todo o continente, avançou 0,62%, a 485,49 pontos.

Na Europa, França e Reino Unido registraram novos recordes diários de infecções por coronavírus nos últimos dias. Apesar disso, evidências preliminares sugerem que a escalada no número de casos não tem provocado uma explosão no volume de mortes. “Tudo parece sério, mas administrável. Qualquer coisa que mude isso, provavelmente terá um grande impacto nos mercados”, avalia o estrategista-chefe da Pictet Asset Management, Luca Paolini.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A tendência, diz o analista, é de que pequenas movimentações sejam amplificadas pela baixa liquidez nos próximos dias, por conta da temporada de festas. “Estamos nessa faixa de negociação de Natal, mas a baixa liquidez torna qualquer choque potencial maior”, acrescenta Paolini.

Na Alemanha, apesar do crescimento do volume de negócios na economia empresarial, o Commerzbank acredita que o resultado seja explicado pelo aumento de preços. Além disso, o banco alemão avalia que a pandemia continua a impactar a economia alemã.

“De modo geral, ainda esperamos um quarto trimestre de 2021 fraco. A economia também deve ter dificuldades no início de 2022. Isso porque, apesar do recente declínio no número de novas infecções e internações hospitalares, esperamos que os números aumentem novamente de forma significativa a partir de janeiro, quando a variante ômicron também começa a dominar as infecções em nosso país”, conclui.

Em Frankfurt, o avanço do DAX foi de 0,50%, aos 15.835,25 pontos. Em Paris, o índice CAC 40 subiu 0,76%, aos 7.140,39 pontos. Já em Milão, o índice FTSE MIB registrou ganho de 0,80%, aos 27.231,20 pontos. Por fim, nas praças ibéricas, o PSI 20 fechou em alta de 0,43% em Lisboa, aos 5.534,89 pontos, e o madrilenho Ibex 35 ganhou 0,68%, aos 8.622,10 pontos.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>