Ainda no exterior, foram divulgados indicadores de atividade, os chamados PMIs, com resultados mais fracos na zona do euro, ao mesmo tempo em que os números crescentes da variante Ômicron do coronavírus podem levar a alguma desaceleração econômica.
No Brasil, o início do ano tem sido marcado por preocupações com os gastos públicos e a fragilidade econômica, enquanto o aumento do número de casos do Covid 19 é novo fator de cautela. Neste ambiente, o Ibovespa fechou as duas primeiras sessões do ano em queda, enquanto o dólar avançou e se aproximou dos R$ 5,70. Para hoje, um eventual tom mais duro do FED pode trazer nova rodada de aversão ao risco para os mercados, sobretudo os países emergentes.
Agenda econômica 05/01
Brasil: O PMI Composto e de Serviços relativo ao mês de dezembro será divulgado às 10h00.
EUA: A agenda começa às 10h15 com o relatório de empregos privados no país (Pesquisa ADP) em dezembro. Às 11h45 será a vez do PMI Composto. À tarde, o destaque é a ata do FED, às 16h00.
Europa: O índice de gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 55,4 em novembro para 53,3 em dezembro, ficando ligeiramente abaixo da leitura preliminar de dezembro e da previsão de analistas, de 53,4 em ambos os casos.