Os investidores também reagem à queda de 3,7% nas vendas do varejo do Reino Unido, em dezembro. Entre as commodities, o petróleo tem leve recuo de 0,5%, após acumular alta superior a 10% ao longo do mês de janeiro. Ainda nesta manhã, os índices futuros de Nova York operam sem direção única, mais uma vez com o índice Nasdaq, referência das empresas de tecnologia, puxando a fila das quedas, impactado pelo recuo das ações da Netflix, após balanço trimestral. No Brasil, após altas sequenciais, o Ibovespa tende a uma abertura mais cautelosa, e alguma realização de lucros não está descartada.
Para hoje, o mercado monitora as discussões que podem levar a uma redução nos preços dos combustíveis e energia, mas com impactos no fiscal, e os investidores ainda ficam de olho na participação do Ministro Paulo Guedes, em evento no Fórum Mundial.
Agenda econômica 21/01
Brasil: Sem indicadores previsto, atenção à participação do Ministro Paulo Guedes no painel sobre “Perspectivas Econômicas Globais”, a partir das 9h30.
EUA: A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, discursa também no fórum de Davos, às 13h30.
Europa: As vendas no varejo do Reino Unido tiveram queda de 3,7% em dezembro ante novembro de 2021, em meio aos efeitos da disseminação da variante Ômicron. Ainda hoje, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Cristine Lagarde, também estará presente no Fórum Econômico Mundial.