Os mercados acionários de Nova York tiveram sessão volátil. A alta forte do início do dia chegou a ser ampliada após a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), mas o quadro foi revertido, conforme o presidente do Fed, Jerome Powell, deixava ainda mais claro que uma elevação dos juros está próxima nos Estados Unidos, o que impôs tom majoritariamente negativo às bolsas.
O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,38%, em 34.168,09 pontos, o S&P 500 recuou 0,15%, a 4.349,93 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,02%, em 13.542,12 pontos.
O Fed manteve os juros, como previsto, mas o comunicado sinalizou que uma alta está próxima. Powell, por sua vez, foi ainda mais claro e citou nominalmente março como um mês provável, embora ressalvando que isso ocorrerá caso as condições forem apropriadas. O Fed traçou em sua comunicação um quadro de atividade e mercado de trabalho fortes, com inflação elevada, o que justifica o aperto monetário. Powell ainda considerou que o mercado de trabalho americano tem impulso para manter o vigor mesmo diante de altas nos juros nos EUA.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Diante dos sinais do Fed, houve inversão de sinal nas bolsas, mas o Nasdaq ainda conseguiu reação na reta final, bem perto da estabilidade. Entre os setores, tecnologia e financeiro exibiram ganhos, mas nos demais houve queda.