Publicidade

Colunista

A dica de investimento mais quente que você vai ver

Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura se os fundamentos da empresa estão distorcidos

Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura se os fundamentos da empresa estão distorcidos. (Foto: Envato)
Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura se os fundamentos da empresa estão distorcidos. (Foto: Envato)

Eu vejo várias notícias circulando pela internet com fortes indícios de recomendação de compra, falando que é o momento de comprar e de que a rentabilidade será altíssima.

Pensando nessas notícias e na quantidade de pessoas que acabam indo no embalo e comprando sem saber direito onde estão colocando seu dinheiro, sem entender o risco que estão concordando em assumir, vim trazer a dica mais quente e valiosa para você nunca mais errar:

Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura se os fundamentos da empresa estão distorcidos.

Publicidade

Assim como você analisa bem as frutas, verduras e todos os alimentos que vai consumir para ter certeza que não estão podres ou bichados, a compra de uma ação começa com a sua análise fundamentalista, ou seja, uma análise dos seus números: ROI, ROE, dividendo, dívida líquida, faturamento líquido, e mais importante, o seu preço justo.

Esse estudo é importante para que você não compre empresas endividadas ou até mesmo caras demais, que estão acima do seu preço justo, visto que ao se posicionar em uma empresa cara, existe a alta possibilidade que o mercado corrija e derrube o preço, fazendo com que você fique no prejuízo.

Estamos em um ótimo momento para escolher boas empresas, já que está começando a temporada de relatórios do 4T de 2021, onde as empresas vão divulgar seus lucros, prejuízos e atividades dos últimos três meses, além da projeção de atividades para o próximo trimestre.

É claro que olhar o balanço da companhia pode ser assustador para quem nunca viu um na vida e pode bater uma preguicinha… No entanto, nos seus investimentos, você não pode ter preguiça, não pode pegar atalhos e ir pela maioria, já que você pode estar assumindo um risco muito maior do que o seu perfil como pessoa e investidor aceita.

Publicidade

Então, tanto o conhecimento do que está fazendo quanto o autoconhecimento – o meu perfil de investidor casa com o risco do investimento que estou assumindo? – são importantes nessa jornada.

Com o conhecimento eu sei que posso te ajudar. A semana da Formação do Zero a Trader começa na próxima semana e ainda dá tempo de você se inscrever.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?