Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: inflação e dados de emprego pressionam Ibovespa

Abertura de Mercado: inflação e dados de emprego pressionam Ibovespa
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

As bolsas da Ásia encerraram em baixa nesta segunda-feira (21), enquanto os índices europeus passaram a recuar após leitura dos dados econômicos. Hoje é feriado do Dia do Presidente nos EUA, o que manterá os mercados fechados por lá, reduzindo a liquidez nas demais praças. Mais cedo, as notícias de uma possível reunião entre
líderes dos Estados Unidos e da Rússia, para discutir a crise na Ucrânia, foi bem recebida nos mercados, mas os ganhos não se sustentaram.

O clima de cautela é uma resposta ao dado de inflação ao produtor (PPI) na Alemanha, que atingiu o recorde de 25% na leitura anual de janeiro. O dado do PMI da Industria do país também decepcionou, ficando abaixo do esperado, enquanto o PMI Composto da zona do euro superou as estimativas.

No Brasil, as atenções na semana se dividem entre a safra de resultados, que reserva os números da Gerdau e Petrobras (quarta-feira) e Ambev (quinta-feira), e a votação
de dois projetos para a redução dos preços dos combustíveis, no Senado. Na agenda de indicadores, serão divulgados o IPCA-15, IGP-M de fevereiro, dados fiscais e de emprego. Para o Ibovespa, o pregão deve ser mais morno, em função do feriado americano e o viés de baixa nas demais bolsas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 21/02

Brasil: A segunda-feira reserva a leitura da tradicional Pesquisa Focus, do Banco Central. Na quarta-feira será a vez do IPCA-15 de fevereiro, além dos números de conta corrente e investimento direto no País. Na quinta-feira sai a taxa de desemprego pela Pnad Contínua em dezembro e, na sexta-feira, saem os dados do resultado primário e o IGP-M de fevereiro.

EUA: Destaque na semana para a leitura do PIB preliminar do 4T21, na quinta-feira.
Europa: o índice PMI Composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 52,3 em janeiro para 55,8 em fevereiro, atingindo o maior nível em cinco meses. Apesar da leitura positiva, o resultado se deve ao PMI de Serviços, que avançou a 55,8 no período, enquanto o PMI Industrial recuou a 58,4.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>