As bolsas europeias encerraram em alta nesta quinta-feira. Por lá, os investidores avaliaram a decisão do Banco Central Europeu (BCE), que manteve inalterados os juros, mas o tom das declarações da presidente da instituição, Christine Lagarde, durante entrevista, foi menos austero do que parte do mercado previa, mantendo a perspectiva de fim das compras líquidas de bônus no terceiro trimestre e elevação dos juros “algum tempo” depois disso.
Já em Nova York, os índices acionários seguiram tendência negativa, impactados pela tendência de alta dos rendimentos dos Treasuries e refletindo uma posição mais defensiva dos investidores na véspera do feriado. No Brasil, o clima também foi de cautela, em meio a preocupações com o cenário global de inflação pressionada e ainda sob os riscos para o cenário fiscal local.
Neste ambiente, os juros acumularam prêmios na sessão, o dólar encerrou com leve alta (+0,16%, aos R$ 4,70) e a bolsa recuou. No fim, o Ibovespa tinha baixa de 0,51%, aos 116.182 pontos e giro financeiro de R$ 26 bilhões. Na semana que vem, que será novamente mais curta, a agenda local reserva o IGP-10, enquanto no exterior saem os indicadores antecedentes de atividade em abril.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos