O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Pierre-Olivier Gourinchas, afirmou hoje que o Brasil teve uma das mais baixas projeções de crescimento econômico da América Latina no relatório de perspectivas globais divulgado hoje. Segundo ele, o cenário reflete principalmente o agressivo aperto monetário do Banco Central.
Leia também
De qualquer forma, o Fundo elevou a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro este ano, de 0,3% a 0,8%. “O Brasil é um país exportador de petróleo, então está se beneficiando do aumento de preços de petróleo e energia“, explicou Gourinchas, durante coletiva de imprensa.
Diretora adjunta do Departamento de Pesquisa do FMI, Petya Koeva Brooks também ressaltou que a maior economia da América do Sul recebe apoio da escalada das cotações de commodities, na esteira da guerra no Leste Europeu. “As ligações diretas com Rússia e Ucrânia são relativamente limitadas”, destacou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Questionada sobre o impacto das eleições presidenciais deste ano, Brooks disse que o Fundo evitar comentar política, mas pontuou que “qualquer tipo de incerteza é algo que não é positivo”.