Publicidade

Tempo Real

Banco central de Uganda avalia emissão de criptomoedas

As criptomoedas já estão informalmente em uso em Uganda

Banco central de Uganda avalia emissão de criptomoedas
Foto: Envato Elements
O que este conteúdo fez por você?
  • Os ugandenses receberam criptomoedas no valor equivalente a cerca de 4,8 bilhões de dólares entre março de 2019 e março de 2022, de acordo com a plataforma de dados blockchain Chainalysis.

O banco central de Uganda está considerando a emissão de uma moeda digital e não proibiu criptomoedas, mas tem preocupações com os riscos da tecnologia, incluindo proteção ao consumidor e inclusão financeira, disse um funcionário de alto escalão do banco na sexta-feira.

“O Banco de Uganda está atualmente fazendo estudos preliminares se uma moeda digital do banco central deve ou não ser considerada … e especialmente explora quais objetivos de política ela abordaria”, disse Andrew Kawere, diretor de pagamentos nacionais do banco.

Os governos africanos abordaram as moedas digitais de maneira diferente. O banco central da Nigéria proibiu os bancos locais de trabalharem com criptomoedas no ano passado antes de lançar sua própria moeda digital, enquanto a República Centro-Africana no mês passado adotou o bitcoin como moeda oficial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Kawere disse que não há um prazo para a conclusão dos estudos ou emissão de uma moeda digital, mas disse que está focado particularmente nos riscos em torno da tecnologia.

“Proteção ao consumidor – esta é uma grande preocupação para nós como Banco da Uganda. No país, temos baixos níveis de alfabetização financeira digital… a população precisa de um pouco de proteção contra algumas dessas inovações financeiras bastante avançadas.”

Kawere disse que o acesso também seria um problema ao lançar tal moeda por causa dos baixos níveis de penetração da infraestrutura necessária, como smartphones, computadores e internet. “Pode levar à exclusão financeira para aqueles que não podem ter acesso (à moeda).”

Ele disse que o banco tem receios sobre a volatilidade das criptomoedas que, segundo ele, prejudica sua capacidade de funcionar como uma reserva de valor.

Publicidade

As criptomoedas já estão informalmente em uso em Uganda, disse Kawere, mas o banco central alerta os provedores de serviços de pagamentos licenciados para irem devagar enquanto os órgãos estudam a tecnologia e desenvolvem mecanismos regulatórios.

Os ugandenses receberam criptomoedas no valor equivalente a cerca de 4,8 bilhões de dólares entre março de 2019 e março de 2022, de acordo com a plataforma de dados blockchain Chainalysis.

“Portanto, o Banco de Uganda não baniu as criptomoedas, simplesmente aplicamos alguns freios de velocidade”, disse Kawere.

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>