Por André Marinho – O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em St. Louis, James Bullard, afirmou hoje que considera adequado o nível atual de aumento de juros em 50 pontos-base em cada reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês).
Leia também
Em evento virtual organizado pelo Clube Econômico de Memphis, o dirigente ressaltou que a autoridade monetária deve subir juros rapidamente para controlar a recente escalada inflacionária nos Estados Unidos. Na visão dele, aumentar a taxa básica gradualmente ao longo deste ano e no próximo não seria adequado. “Se inflação estiver controlada, podemos reduzir juros no final de 2023 ou em 2024″, ressaltou.
Bullard, que tem direito a voto nos encontros do FOMC este ano, disse que espera que o Fed consiga reduzir a inflação “nos próximos trimestres ou anos”. Para ele, não há evidências de uma espiral de altas dos salários nos EUA.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dirigente acrescentou que não prevê um quadro de recessão no horizonte econômico do país e destacou que a guerra na Ucrânia tem impacto mais forte na Europa. No entendimento dele, o dólar não perderá o status de moeda hegemônica no mundo no curto prazo.