Por Ilana Cardial – Presidente do Federal Reserve (Fed) de St. Louis, James Bullard disse acreditar que o atual ritmo de redução do balanço patrimonial pelo banco central americano está “em um bom passo para começar”.
Leia também
“A redução vai contribuir para apertar condições financeiras e deve nos ajudar a controlar inflação“, afirmou, em evento da Escola de Economia de Barcelona (BSE), nesta segunda-feira. O dirigente, que vota nas decisões monetárias, disse ainda acreditar que o Fed não tem “muito mais para onde ir” com o aperto quantitativo (QT, na sigla em inglês) como pode parecer.
Na apresentação preparada para o evento, Bullard afirma que a situação atual da inflação americana coloca em risco a credibilidade do Fed em relação à meta inflacionária de 2% e ao papel de garantir preços estáveis nos Estados Unidos. O dirigente observou que o atual nível de inflação se compara ao fim da década de 1970.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mesmo indicando que a instituição deve aumentar os juros básicos nas próximas decisões monetárias, Bullard não comentou no documento qual nível de alta espera do BC americano. Ele notou que o mercado de trabalho continua robusto nos EUA e que permanecem os riscos substanciais de incertezas pela guerra da Rússia na Ucrãnia e uma possível desaceleração acentuada na economia chinesa.