Por Gabriel Bueno da Costa e Sergio Caldas – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, disse nesta quarta-feira que a instituição está fortemente comprometida a reduzir a inflação doméstica e atuando rapidamente para garantir que isso se concretize.
Leia também
Em discurso introdutório de seu testemunho no Senado americano, Powell afirmou que o Fed dispõe de instrumentos e vontade para restaurar a estabilidade dos preços nos EUA, que estão nos maiores patamares em cerca de quatro décadas.
Segundo Powell, dados referentes a maio sugerem que o núcleo da inflação – que desconsidera preços de energia e alimentos – manteve o mesmo ritmo ou desacelerou um pouco. Ele também ponderou que o salto nos preços das commodities, motivado pela guerra na Ucrânia, é um fator de pressão extra para a inflação.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Dados também indicam que o Produto Interno Bruto dos EUA cresceu neste segundo trimestre, com o consumo se mantendo forte, acrescentou Powell.
Ainda no discurso, Powell disse que a demanda agregada está forte, mas ressaltou que os problemas na oferta são maiores e mais duradouros.