Publicidade

Tempo Real

Bradesco: probabilidade de recessão em 2023 é crescente

Avaliação do banco está relacionada à manutenção dos preços

Bradesco: probabilidade de recessão em 2023 é crescente
Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Por Marianna Gualter – O Bradesco calcula que a probabilidade de recessão em 2023 é crescente se houver manutenção do nível atual dos preços de mercado até o fim de 2022 e do próximo ano. “Durante o segundo semestre de 2022 essa probabilidade é muito pequena”, adverte a instituição, em relatório. “No entanto, ela começa a se alargar nos primeiros trimestres do ano que vem, indicando perda de momento na virada do primeiro para segundo trimestre.”

A conclusão é baseada em um modelo de probabilidade com base em indicadores financeiros, que utiliza as recessões datadas pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE), com as seguintes variáveis: taxas de juros brasileiras de um e cinco anos, Ibovespa e preço de commodities de alimentos e metálicas.

O Bradesco ressalta que o modelo de probabilidade retrata apenas uma “fotografia” dos dados e que a trajetória real do Produto Interno Bruto (PIB) será determinada pela dinâmica dessas condições, assim como o desenrolar das políticas econômicas local e global e as expectativas envolvidas. Além disso, enfatiza que há casos de falsos positivos utilizando o modelo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda de acordo com a instituição, porém, a desaceleração sugerida está contemplada por seu cenário, que prevê estagnação do crescimento em 2023, após avanço de 1,8% do PIB em 2022. “Em nossa projeção para o PIB de 2023 temos alguns trimestres com leve queda do crescimento”, diz o relatório.

Segundo o Bradesco, o aperto monetário, a reversão de medidas de estímulo fiscal, a desaceleração do crescimento mundial e, por consequência, o menor impulso do preço das commodities estão entre os vetores que explicam esse arrefecimento projetado.

O banco acrescenta que a expectativa é que essa dinâmica contribua para a redução da pressões inflacionárias à frente, caso não aconteça uma elevação significativa dos preços das commodities em reais.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>