CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A correção dos ativos de risco verificada na sessão de ontem se estendeu para esta quinta-feira. O cenário de inflação alta, juros para cima e recessão à frente voltou a estressar os mercados após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) ontem e do índice de preços ao produtor (PPI) hoje, que mostraram uma inflação bem persistente e elevada nos EUA. Ainda em NY, balanços decepcionantes de bancos como Morgan Stanley e JP Morgan aumentaram o mau humor.
O petróleo registrou baixa expressiva, com a possibilidade de redução na demanda pela commodity. Na Europa, também pesou a piora das projeções macroeconômicas da Comissão Europeia, com inflação para cima e PIB para baixo, além de tensões política na Itália. No Brasil, o Ibovespa chegou a ser negociado aos 95 mil pontos, com as commodities em baixa, enquanto o dólar reagiu também à alta global. A curva de juros no Brasil acompanhou a subida dos rendimentos das treasuries, com aumento da inclinação.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quanto aos indicadores econômicos, o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br), que foi divulgado hoje, ficou abaixo da expectativa dos analistas, mas teve efeito limitado na sessão. A conclusão da PEC dos benefícios também parece que já havia sido precificada. Entretanto, o mau humor com impactos fiscais no futuro ainda persiste.
Neste ambiente, as bolsas europeias fecharam em baixa enquanto os principais índices acionários nos EUA encerraram mistos com o índice Nasdaq fechando em alta, próximo da estabilidade. No final do dia, o Ibovespa era negociado aos 96.121 pontos com queda de 1,8% e giro financeiro de R$ 24,4 bilhões. O dólar vs. real, por sua vez, fechou em alta de 0,51%, cotado aos R$ 5,43. Em termos de agenda, ainda hoje serão divulgados os dados de atividade na China, incluindo o PIB do 2T22.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador