(Aline Bronzati, correspondente, e Gabriel Bueno da Costa, Estadão Conteúdo) – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que outras elevações de juros serão apropriadas para controlar a escalada de preços nos Estados Unidos, após a alta de 75 pontos-base na reunião de julho. O ritmo do aperto monetário no encontro de setembro, porém, dependerá da “totalidade de dados” e da “evolução das perspectivas” da economia dos Estados Unidos, explicou, durante rápida fala no simpósio de Jackson Hole.
Leia também
“O aumento de julho no intervalo da meta foi o segundo aumento de 75 pontos base em tantas reuniões, e eu disse então que outro aumento incomumente grande poderia ser apropriado em nossa próxima reunião”, disse Powell.
“Nossa decisão na reunião de setembro dependerá da totalidade dos dados recebidos e da evolução das perspectivas”, acrescentou o presidente do BC dos EUA, lembrando que falta cerca da metade do período entre as reuniões de política monetária do Fed.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com ele, em algum momento, à medida que a postura da política monetária se tornar ainda mais restritiva, provavelmente será apropriado desacelerar o ritmo dos aumentos dos Fed Funds, que são os juros básicos dos EUA. “A restauração da estabilidade de preços provavelmente exigirá a manutenção de uma postura política restritiva por algum tempo”, avaliou, acrescentando que o “registro histórico adverte fortemente contra o afrouxamento prematuro da política”.