(Estadão Conteúdo) — O vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais do Japão, Masato Kanda, afirmou, nesta quinta-feira, que não descarta a possibilidade de intervir no mercado cambial para conter a recente desvalorização do iene.
Leia também
Kanda, que é a principal autoridade para a moeda no país, chamou a queda da divisa de excessiva e culpou a atividade especulativa. Segundo ele, a dimensão do recuo não é justificada pelos fundamentos econômicos.
Ele conversou com repórteres após se reunir com funcionários do Banco do Japão (BoJ) e da Agência de Serviços Financeiros. Foi a primeira vez desde junho que as três partes se reuniram para discutir as condições do mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O governo e o Banco do Japão estão extremamente preocupados com esses movimentos”, disse.
Kanda destacou que o governo está preparado para agir se os movimentos continuarem e “não descarta nenhuma medida”. Questionado se isso inclui intervir nos mercados de câmbio para vender dólares e comprar ienes, ele reiterou que todas as opções estão na mesa.
Ontem, o dólar chegou a atingir a marca de 145 ienes, à medida que investidores observam a crescente divergência entre o movimento global de aperto de juros e a política frouxa do BoJ. Nesta manhã, a moeda japonesa oscila ao redor da estabilidade.
*Com informações da Dow Jones Newswires
Publicidade