A leitura da inflação nos Estados Unidos acima do esperado para o mês de agosto provocou um forte ajuste nos preços de ativos de risco e nas taxas dos Treasuries (os títulos públicos norte-americanos). Assim, mercados mundo afora foram impactados, inclusive o Brasil.
Leia também
A surpresa com o resultado foi tão grande que fez surgir 20% de chance de uma elevação de 1 ponto porcentual nos juros norte-americanos na semana que vem, o que naturalmente teria um impacto significativo sobre a precificação dos ativos de risco. Neste cenário, as bolsas europeias fecharam em queda e os mercados de Nova York também caminham para registrar perdas ao redor de 3% nesta terça-feira (13).
O pessimismo generalizado também exerce influência no Brasil, com quase todas as ações listadas no Ibovespa em queda. Entre os papéis ligados a commodities, a Vale (VALE3) até conseguiu operar na contramão de seus pares por algum tempo, refletindo a atualização dos guidances (metas) de médio e longo prazo para a produção de níquel e cobre, mas não o suficiente para garantir uma alta das ações hoje.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim, por volta das 14h, o Ibovespa tinha queda de 1,65%, aos 111.543 pontos e giro financeiro projetado de R$ 25,6 bilhões para o dia. No mercado de câmbio o dólar ganhava força e subia 1,48%, aos R$ 5,172.