- Os preços dos produtos de maquiagem subiram 2,3% em agosto, em comparação com o mês anterior
- “A categoria de produtos de beleza não está mostrando qualquer sinal de desaceleração”, disse a CEO da Coty
Em agosto, os preços dos cosméticos apresentaram o maior aumento em quase 16 anos nos EUA, já que o retorno ao escritório e à vida social mantêm a demanda resiliente apesar das pressões inflacionárias.
Leia também
Os preços dos produtos de maquiagem, perfumaria, banho e para unhas subiram 2,3% em agosto, em comparação com o mês anterior, o maior aumento desde dezembro de 2006.
Comparados com os de um ano atrás, os preços da categoria subiram 4,2%, a maior alta desde 2009.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os produtos de beleza foram a única categoria do varejo que cresceu com base nas vendas unitárias entre o final de julho de 2021 e este ano, de acordo com os dados da pesquisa de mercado do NPD Group.
Embora outros produtos fora da categoria de itens essenciais tenham apresentado uma redução na demanda à medida que os consumidores lidam com os preços mais altos de alimentos e combustível, os produtos de beleza mantiveram um crescimento sólido, tanto devido ao fato de precisarem ser repostos, como porque muitos americanos estão passando mais tempo fora de casa. Essa procura permitiu que as empresas continuassem a aumentar os preços ao mesmo tempo em que mantinham volumes de vendas maiores.
A Coty, que é dona de marcas como CoverGirl e Sally Hansen, disse no mês passado que iria aumentar os preços mais uma vez e que até agora não sentiu o impacto disso nas vendas unitárias.
“A categoria de produtos de beleza não está mostrando qualquer sinal de desaceleração”, disse a CEO da Coty, Sue Nabi, em uma divulgação de resultados.
Publicidade
Além da demanda resiliente, as margens operacionais na categoria “parecem menos pressionadas, com baixa exposição a commodities, despesas limitadas com transporte e inovação para aumentar as vendas, sobretudo para as marcas premium”, de acordo com um relatório dos analistas de inteligência da Bloomberg Deborah Aitken e Andrea Ferdinando Leggieri.
5 dicas para economizar na compra de cosméticos
Carla Beni, professora de economia dos MBAs da FGV (Fundação Getulio Vargas), dá cinco dicas de como economizar mais dinheiro na hora de comprar produtos de beleza:
1- Coloque todos os seus produtos de beleza em cima da mesa para ter noção do volume e da quantidade.
2- Com todos eles na mesa, cheque as datas de validade e separe todos os produtos vencidos; quanto maior o número de cosméticos vencidos, mais desperdício você terá.
3- É necessário também refletir sobre as compras e se você realmente precisa de tudo isso. Você precisa de tudo que está na mesa? Quando enxergar, pode perceber que você necessita de bem menos do que já tem.
Publicidade
4- Troque sempre que possível seus itens internacionais pelos do mercado nacional. A qualidade do nacional é completamente regulada pela Anvisa, adaptada ao nosso clima, nossa pele e nosso cabelo. E o consumidor não precisa pagar pela diferença cambial de um produto importado.
5- Tente se manter um pouco de distância de vídeos de tutoriais de maquiagem e blogueiras do nicho nas redes sociais. Há um bombardeio de novidades e, assim, você vai achar que precisa sempre se manter atualizada com produtos novos.
Tradução de Romina Cácia