O Comitê de Política Monetária (Copom) deve manter a taxa Selic estável em 13,75% na decisão desta quarta-feira, avalia o grupo consultivo macroeconômico da Associação Brasileira de Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima).
Leia também
“Para a maior parte dos economistas, o processo de desinflação já foi iniciado, o que permite ao BC interromper o ciclo de alta da Selic“, afirma a instituição, em nota. O grupo reduziu a projeção para a inflação em 2022, de 7,2% para 6,0%.
Para 2023, por outro lado, a análise é de que os riscos inflacionários ainda continuam relevantes. “Há a possibilidade de aumentos de impostos diante da situação fiscal, de elevação nos preços do petróleo devido aos efeitos da guerra na Ucrânia, além de uma desvalorização da taxa de câmbio em função da alta dos juros nos Estados Unidos“, diz. “Uma potencial recuperação do PIB doméstico também poderia gerar pressões pontuais nos preços e estímulos à atividade doméstica.”
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O cenário externo, de acordo com a nota, “traz incertezas que favorecem um ambiente de maior aversão ao risco, o que pode comprometer o fluxo de recursos para os mercados emergentes”. Em relação às perspectivas para a atividade econômica doméstica, o grupo elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, de 2,0% para 2,7%. O aumento foi atrelado à melhora no resultado do PIB do segundo trimestre, alavancado pelo avanço do setor de serviços, que contribuiu para a redução da taxa de desemprego no período.
O grupo consultivo macroeconômico da Anbima é composto por 25 economistas de instituições associadas.