Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: semana começa com pessimismo no exterior, que deve contaminar o Ibovespa

Abertura de Mercado: semana começa com pessimismo no exterior, que deve contaminar o Ibovespa
Ibovespa 19/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

A semana começa com mercados internacionais ainda com elevado nível de cautela. Além de todo pano de fundo que direcionou o rumo dos negócios recentemente (sobretudo, juros e inflação) o pacote fiscal anunciado pelo Reino Unido na sexta-feira (23) penaliza a libra, que desabou à mínima histórica na madrugada, enquanto o juro do bônus britânico (Gilt) de 10 anos alcançou hoje os maiores níveis desde 2008.

Enquanto isso, na Alemanha, o carro chefe econômico do bloco europeu, o índice de sentimento das empresas atingiu o menor nível desde maio de 2020. Nesse cenário ainda conturbado, as principais bolsas europeias lutam para se manter no terreno positivo nesta manhã de segunda-feira (26), enquanto os índices futuros de Nova York apontam para perdas ao redor de 0,50% para os mercados à vista ao longo da sessão.

Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo operam em baixa, estendendo as robustas perdas, assim como os preços futuros do minério de ferro deram sequência à trajetória negativa recuando 1,46% durante a madrugada na bolsa de Dalian, cotados aos US$ 99,32 por tonelada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Finalmente, no mercado global de moedas, como era de se esperar, o índice DXY, que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera na contramão, em alta.

O pessimismo registrado no exterior deve pesar mais uma vez sobre os negócios locais, especialmente em uma sessão em que os investidores ficarão em compasso de espera pela ata do Comitê de Política Monetária (Copom), a ser conhecida amanhã cedo. Além disso, a menos de uma semana para as eleições, o mercado deve monitorar os sinais sobre a formação de um provável futuro governo e as diretrizes econômicas a serem seguidas, o que sugere menor apetite ao risco por enquanto.

Agenda econômica (26/09)

Brasil: Como de praxe, a agenda semanal começa com o Boletim Focus do Banco Central (8h25), seguido pela divulgação da nota do setor externo de junho e julho (9h30). Amanhã está prevista a divulgação da ata do Copom, além da prévia oficial de inflação para o mês de setembro: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).

Na quarta-feira, serão divulgados a nota de crédito de agosto e o relatório mensal da dívida pública federal, além de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes à criação de empregos formais em agosto.

Na quinta-feira, saem o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de setembro e o resultado primário do Governo Central de agosto. Por fim, na sexta-feira, tem o resultado fiscal do setor público consolidado de agosto e a taxa de desemprego de agosto pela Pnad Contínua.

Publicidade

EUA: Para abrir a semana, são esperados discursos de vários dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano): Susan Collins, de Boston (11h00); Raphael Bostic, de Atlanta (13h00); Lorie Logan, de Dallas (13h30); e Loretta Mester, de Cleveland (17h00).

Amanhã quem se pronunciará é o presidente da instituição, Jerome Powell, e suas falas serão acompanhadas dos dados sobre as encomendas de bens duráveis, o índice de confiança do consumidor pelo Conference Board e as vendas de moradias novas.

Na quarta-feira Powell e outros dirigentes do Fed voltam a falar. Na quinta-feira, sai a terceira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre e, na sexta-feira, serão divulgados o índice de preços de gastos com consumo (PCE) e o sentimento do consumidor da Universidade de Michigan.

Europa: Hoje a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa do Comissão dos Assuntos Econômicos e Monetários (10h00). Na quinta-feira, sai o índice de sentimento econômico da zona do euro e o índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha. Na sexta-feira será divulgado o CPI da zona do euro.

Publicidade

 

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>