A atividade econômica nos Estados Unidos registrou expansão “modesta”, no geral, desde o último Livro Bege, de acordo com o mais recente desses relatórios, publicado nesta quarta (19). O sumário de opiniões que embasa as decisões de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) aponta que as condições “variaram entre setores e distritos”, com quatro distritos registrando atividade estável e dois outros citando recuos, com demanda desacelerando ou “fraca”, atribuída a juros mais altos, inflação e problemas na oferta.
Leia também
Os gastos no varejo estiveram “relativamente estáveis”, como reflexo de menos gastos discricionários, e os vendedores de veículos notaram perda de impulso nas vendas, com estoques limitados, preços elevados e o avanço nas taxas de juros. A atividade em viagens e turismo, por sua vez, teve crescimento forte, apoiado pelo fôlego continuado no segmento de atividades de lazer e pelo avanço nas viagens de negócios, diz o Livro Bege.
A atividade no setor manufatureiro ficou constante ou cresceu na maioria dos distritos, graças “a um relaxamento nos problemas nas cadeias de produção”, embora tenham ocorrido “alguns registros de queda na produção”. Já a demanda por serviços não financeiros cresceu. A atividade nos serviços de transportes estava mista, com a atividade portuária crescendo fortemente, enquanto a demanda por fretes de caminhão e marítimos esteve “mista”, segundo o texto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos