As bolsas da Europa recuam nesta manhã de sexta-feira (21) depois da queda forte de 1,4% nas vendas no varejo do Reino Unido, número pior que a previsão de recuo de 0,5%, e em meio a noticiário político após a renúncia da primeira ministra britânica, Liz Truss. Em Nova York, os índices futuros também recuam, pressionados pela queda de 8% das ações do Twitter após relatos de que Elon Musk pretende demitir funcionários caso conclua a aquisição da empresa.
Leia também
Os investidores também seguem preocupados com o processo de elevação de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e seus impactos no crescimento econômico. Ainda nos mercados externos, o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI) do Japão teve aumento anual de 3% em setembro, o maior nível em oito anos.
No Brasil, hoje é dia de vencimento de opções sobre ações na B3, o que pode aumentar a volatilidade para os negócios. Os investidores também seguem de olho no noticiário político e, na temporada de balanços do terceiro trimestre de 2022, o Assaí divulgou resultados melhores do que o esperado, além de revisar para cima os planos de abertura de lojas este ano.
Agenda econômica
Brasil: Sem indicadores previstos para o dia. Entre os eventos, o ministro da economia, Paulo Guedes, participa de evento a partir das 10h00.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: Na temporada de balanços, hoje saem os números da Verizon e American Express. Estão previstos discursos de dirigentes do Fed.
Europa: Ainda hoje sai o índice de sentimento do consumidor da zona do euro (11h00).