A sessão desta quinta-feira (17) começa com sinais majoritariamente negativos vindos do exterior. Os investidores aguardam indicadores de atividade nos Estados Unidos e novas diretrizes de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) após as fortes vendas no varejo do país em outubro colocarem em xeque a possibilidade de desaceleração do ritmo de alta de juros.
Leia também
Nesse cenário, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York apontam para perdas em torno de 0,5% para hoje, embora a volatilidade dos negócios esteja elevada nesta manhã.
Completando o cenário mais adverso para a tomada de risco, o petróleo recua novamente nesta manhã, ampliando as perdas de mais de 1% de ontem . Já os preços futuros do minério de ferro seguem em trajetória de recuperação, tendo subido mais 1,65% durante a madrugada em Dalian, cotado ao equivalente a US$ 103,81/tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No mercado global de moedas, o índice DXY, que mede as variações do dólar frente às outras moedas, avança.
No Brasil outro ingrediente deve ser adicionado à equação: a incerteza fiscal. Informações divulgadas até o momento sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição levantam dúvidas sobre a trajetória das contas públicas para além de 2023, o que pode ter como contrapartida imediata no mercado a adição de prêmios ao longo de toda a curva de juros futuros – com impacto, geralmente, inverso nos demais ativos de risco.
O Senado sinalizou que a minuta apresentada ainda está em negociação e que não necessariamente será aprovada na íntegra.
Agenda econômica
Brasil: O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de novembro foi divulgado logo cedo (8h), mostrando uma deflação de 0,59%, enquanto o mercado aguardava um recuo de 0,50%. Completando esse cenário de alívio inflacionário, a partir de hoje, haverá uma redução de 5,2% no preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, vendido nas refinarias da Petrobras.
Entre os eventos, o Tesouro faz novo leilão de títulos prefixados (11h), oferecendo ao mercado LTN e NTN-F. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá reuniões bilaterais hoje na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) com o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Jonas Gahr Støre, e a ministra de Relações Exteriores da Alemanha, Annelena Baerbock.
Publicidade
EUA: Serão divulgados os pedidos semanais de auxílio-desemprego e dados de construções de moradias iniciadas em outubro (10h30). Os discursos de dirigentes do Fed programados para hoje são: Raphael Bostic, de Atlanta (9h30); James Bullard, de St. Louis (10H); Michelle Bowman, diretora (11h15); Loretta Mester, Cleveland (11h40); Neel Kashkari (12h40 e 15h45).
Europa: A inflação ao consumidor na zona do euro (CPI) subiu 1,5% em outubro ante setembro e atingiu recorde de 10,6% na comparação anual de outubro, levemente abaixo do previsto (10,7%), enquanto seus núcleos avançaram 0,6% e 5,0%, respectivamente.