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Grupo Soma e Vivara entram na lista de marcas de luxo mais vendidas do mundo

Grupo Soma e Vivara são as únicas brasileiras em lista da Deloitte de marcas de luxo mais vendidas globalmente

Grupo Soma e Vivara entram na lista de marcas de luxo mais vendidas do mundo
Fachada da loja da Vivara, em São Paulo
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  • Grupo Soma e Vivara são as únicas brasileiras em lista de marcas de luxo mais vendidas
  • Soma e Vivara tem desempenho anual ruim na bolsa
  • Para entrar no ranking, as empresas têm de registrar vendas de, no mínimo, US$ 240 milhões

O grupo de moda Soma (SOMA3), dono de marcas como Animale, Farm, Maria Filó e NV, e a joalheria Vivara (VIVA3) foram as únicas empresas brasileiras no ranking da consultoria Deloitte com as cem maiores empresas de artigos de luxo do mundo.

Para entrar no ranking, as empresas têm de registrar vendas de, no mínimo, US$ 240 milhões. 

A Vivara já integrava a lista de 2021 da Deloitte, com receita de US$ 272 milhões, e conseguiu subir duas posições, para 95ª, em 2022. No quesito de  crescimento entre as empresas que mais vendem peças de luxo, a companhia ficou na 15ª posição, com 40% de alta.

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No acumulado de um ano, as ações da Vivara não apresentam bom desempenho, caindo aproximadamente 11%. 

No entanto, a Vivara vive um momento de expansão da empresa. Foram inaugurados 20 novos pontos de vendas no 3º trimestre de 2022, com destaque para as lojas Life. No mesmo período, a Vivara registrou um recorde de venda diária de R$ 30,7 milhões, às vésperas do Dia das Mães. 

O Grupo Soma, por sua vez, que estreou na lista deste ano, conseguiu ocupar a 78ª posição do ranking, 

No recorte por vendas de artigos de luxo, o Soma registrou US$ 385 milhões e obteve receita total de US$ 517 milhões. A companhia é apontada como a quarta empresa com maior crescimento no mundo em itens luxuosos, com expansão de 67% no ano passado.

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No mercado financeiro, o Grupo Soma teve sucesso em sua oferta inicial de ações (IPO). A demanda pela ação superou em dez vezes o valor ofertado, com o valor do papel saltando mais de 10%. 

No terceiro trimestre de 2022, o Grupo Soma apresentou uma receita bruta recorde de R$ 904 milhões, o que representa crescimento de 35,5% em comparação ao mesmo trimestre em 2021. O valor ficou 4% acima do previsto pelos analistas do BTG Pactual.

No acumulado de um ano, as ações do grupo Soma acumularam perda de 13,38%, de forma similar às demais varejistas, que sofrem com a alta dos juros. 

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