Nem mesmo um relatório de emprego norte-americano (payroll) mais forte limitou o apetite por risco no Brasil nesta sexta-feira (2). Relatos de desidratação na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, após o debate de um modelo híbrido ganhar força, em conjunto com as principais commodities em alta ajudam a explicar o maior otimismo local. Por volta das 13h10, o Ibovespa registrava ganhos de 1,30%, aos 112.395 pontos e giro financeiro projetado de R$ 51,7 bilhões – durante a tarde teremos mais um jogo da seleção brasileira na Copa, o que pode ter antecipado parte relevante do fluxo da tarde.
Leia também
De uma forma mais granular, em dia de altas praticamente generalizadas dentro do principal índice da B3, as ações da Suzano (SUZB3) lideram as perdas, com investidores digerindo estimativa de investimentos maiores para 2023 – e à despeito dos dividendos anunciados durante a manhã. Já na ponta positiva, as ações da JBS (JBSS3) dispararam depois que a empresa anunciou compra da Trioak Foods, uma produtora de suínos e comercial de grãos com sede nos Estados Unidos.
Contudo, o cenário externo é tanto quanto diferente, onde a maioria dos mercados operou no vermelho após a divulgação dos dados do payroll. Ainda que a taxa de desemprego tenha se mantido estável em 3,7%, como esperado, o relatório revelou a criação de 263 mil vagas, ante consenso de 200 mil, e o crescimento do salário por hora também acima das estimativas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No fim da manhã, ainda que dominem as apostas de uma alta de 0,50 ponto porcentual na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed, o baco central norte-americano), em dezembro, a alta de 0,75 ponto porcentual já representava uma probabilidade implícita de ocorrência 25,3%, segundo os contratos de juros futuros norte-americanos.