Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em baixa, com fala de presidente do BCE

Em Londres, o FTSE 100, caiu 0,23%, a 7.472,17 pontos, enquanto o CAC 40, em Paris, recuou 0,20%

Bolsas da Europa fecham em baixa, com fala de presidente do BCE
Notas de euro e dólar 14/02/2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Os mercados acionários da Europa fecharam em queda nesta quinta-feira (08), com Frankfurt como exceção bem próxima da estabilidade, em um cenário de incertezas globais e no aguardo das decisões do ritmo da taxa de juros por parte dos bancos centrais das principais economias. Também hoje, a fala da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, também orientou os negócios desta sessão.

Em Londres, o FTSE 100, caiu 0,23%, a 7.472,17 pontos, enquanto o CAC 40, em Paris, recuou 0,20%, a 6.647,31 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em baixa de 0,14%, a 24.207,42 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 fechou em queda 0,68%, a 8.234,20 pontos. O índice DAX, em Frankfurt, foi na contramão da maioria e subiu 0,02%, a 14.264,56 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 caiu 0,93%, a 5.745,57 pontos. As cotações são preliminares.

Mais cedo, a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que o ambienta instável, proporcionado principalmente pela pandemia, pela crise energética e pela guerra na Ucrânia, apresenta riscos para a estabilidade financeira da Europa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na próxima quinta-feira, o BC europeu irá decidir o novo aumento da taxa de juros dos países do bloco. No mesmo dia, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), também fará decisão de política monetária. Segundo o ING, o risco do BCE aumentar as taxas em mais 75 pontos-base (pb) “claramente cresceu”, baseado em dados que demonstraram resiliência da economia na zona do euro.

Entre os destaques que pressionaram Londres, Frasers Group despencou quase 10%, apesar de ter anunciado resultados robustos para o semestre. Já as ações da Balfour Beatty fecharam em alta de mais de 2% depois de atualizar suas expectativas de lucro para o ano. Segundo análise da CMC Markets, a expectativa é que a receita do ano inteiro desta empresa cresça cerca de 5% ante 2021.

Ainda segundo a mesma análise, a recuperação dos preços de petróleo – que já viraram para o negativo -, contribuiu para um modesto impulso no começo do dia. Nas ações do setor de energia, o quadro era modesto, com a Shell fechando praticamente estável, em Londres, enquanto a Galp Energia tinha alta de menos de 0,5% em Lisboa. Em Paris, TotalEnergies avançou pouco mais de 0,5%, enquanto Eni subiu quase 1%, em Milão.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>