• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Usuários isolados e entediados são uma vitória para o Facebook

Paralisação forma hábitos que beneficiam plataformas digitais

Por E-Investidor

27/03/2020 | 9:36 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)
Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

(Alex Webb, Bloomberg/ Washington Post) – A tensão entre as indústrias de mídia e tecnologia tem se caracterizado pela luta pela atenção do usuário. Quanto maior a atenção, maiores as oportunidades de vender novos produtos e serviços. Os gigantes da publicidade digital, Google e Facebook, transformaram isso em um negócio de US$ 200 bilhões/ano. Agora que milhões de pessoas estão presas em casa tentando se manter isoladas do coronavírus, há uma grande oportunidade para prender a atenção delas.

Leia mais:
  • Como o coronavírus travou uma das maiores fintechs do Vale do Silício
  • Home office valoriza Zoom, mas investidores compram ações erradas
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O principal vetor do Facebook para manter a atenção dos usuários é conectá-los a outras pessoas, em uma era em que o auto-isolamento e as conexões digitais se tornaram um estilo de vida. O problema é que quando uma marca enfrenta uma crise, o primeiro orçamento cortado é o de publicidade. 

As redes de tevê já estão sentindo o impacto: a Comcast Inc., proprietária da NBA, já alertou para os efeitos negativos nos negócios enquanto a britânica ITV Plc. abandonou as projeções de receita e dividendos para 2020. O Twitter Inc. também reduzia suas perspectivas de lucro para o primeiro trimestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Portanto, o anúncio do Facebook, na terça-feira, 24, de que seus negócios estavam sendo “afetados adversamente” por causa de um “enfraquecimento nos negócios de publicidade” não deveria ter sido uma grande surpresa. Significativamente, no entanto, a empresa com sede em Menlo Park, Califórnia, parou de alterar sua orientação (reconhecidamente bastante vaga) existente no primeiro trimestre, que antecipa o crescimento da receita que “desacelerará em pontos percentuais de dígito baixo a médio de um dígito” em comparação com o final de 2019. 

Para as empresas do Vale do Silício, as dificuldades são relativas. Claro, eles podem estar sofrendo algumas dificuldades, mas seus problemas não são tão graves quanto os da indústria da TV – o mercado publicitário em geral ainda se expandirá este ano. Os analistas do banco de investimentos Cowen & Co. ainda esperam que o mercado de anúncios nos EUA cresça 7%, embora abaixo de uma estimativa anterior de 11%. Se anos anteriores servirem de guia, o Facebook e o Google acumularão a maior parte desse crescimento.

As paralisações também parecem estar formando novos hábitos que beneficiam as plataformas de mídia social. Mais tempo em casa parece significar mais tempo na frente de uma tela. Eu publiquei mais no Instagram na semana passada do que nos dois meses anteriores. 

O próprio Facebook revelou um salto significativo no engajamento: 50% mais mensagens nos países mais afetados pelo vírus; duplicação de chamadas de voz e vídeo no WhatsApp e Messenger; na Itália, as pessoas gastam 70% mais tempo nos produtos do Facebook. As pessoas parecem estar deixando de lado as preocupações justificáveis ​​sobre as práticas de dados da empresa, que reduziram o engajamento nos últimos trimestres. 

Publicidade

Esforços para garantir que mensagens precisas de governos e autoridades de saúde garantam uma colocação de destaque em suas plataformas podem estar protegendo o Facebook com uma verdadeira boa vontade. Se apenas uma fração das novas tendências de engajamento for sustentada além da crise, alguns quartos do crescimento mais lento da publicidade não serão uma preocupação do CEO Mark Zuckerberg – é improvável que ele precise tocar os US$ 44 bilhões da empresa posição líquida de caixa.

Ele conseguiu aumentar consistentemente a receita média por usuário porque o Facebook tem um poder significativo para aumentar o custo dos anúncios, assim como o Google. No momento em que o mercado publicitário voltar – e certamente voltará, seja em três, nove ou 12 meses – ele poderia se encontrar com usuários mais ativos. Usuários mais ativos significarão mais atenção. E, finalmente, isso significa mais dinheiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Cotações
04/07/2025 16h34 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 16h34 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Imagem principal sobre o Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Logo E-Investidor
Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Imagem principal sobre o Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Imagem principal sobre o Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador