• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Usuários isolados e entediados são uma vitória para o Facebook

Paralisação forma hábitos que beneficiam plataformas digitais

Por E-Investidor

27/03/2020 | 9:36 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)
Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

(Alex Webb, Bloomberg/ Washington Post) – A tensão entre as indústrias de mídia e tecnologia tem se caracterizado pela luta pela atenção do usuário. Quanto maior a atenção, maiores as oportunidades de vender novos produtos e serviços. Os gigantes da publicidade digital, Google e Facebook, transformaram isso em um negócio de US$ 200 bilhões/ano. Agora que milhões de pessoas estão presas em casa tentando se manter isoladas do coronavírus, há uma grande oportunidade para prender a atenção delas.

Leia mais:
  • Como o coronavírus travou uma das maiores fintechs do Vale do Silício
  • Home office valoriza Zoom, mas investidores compram ações erradas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O principal vetor do Facebook para manter a atenção dos usuários é conectá-los a outras pessoas, em uma era em que o auto-isolamento e as conexões digitais se tornaram um estilo de vida. O problema é que quando uma marca enfrenta uma crise, o primeiro orçamento cortado é o de publicidade. 

As redes de tevê já estão sentindo o impacto: a Comcast Inc., proprietária da NBA, já alertou para os efeitos negativos nos negócios enquanto a britânica ITV Plc. abandonou as projeções de receita e dividendos para 2020. O Twitter Inc. também reduzia suas perspectivas de lucro para o primeiro trimestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Portanto, o anúncio do Facebook, na terça-feira, 24, de que seus negócios estavam sendo “afetados adversamente” por causa de um “enfraquecimento nos negócios de publicidade” não deveria ter sido uma grande surpresa. Significativamente, no entanto, a empresa com sede em Menlo Park, Califórnia, parou de alterar sua orientação (reconhecidamente bastante vaga) existente no primeiro trimestre, que antecipa o crescimento da receita que “desacelerará em pontos percentuais de dígito baixo a médio de um dígito” em comparação com o final de 2019. 

Para as empresas do Vale do Silício, as dificuldades são relativas. Claro, eles podem estar sofrendo algumas dificuldades, mas seus problemas não são tão graves quanto os da indústria da TV – o mercado publicitário em geral ainda se expandirá este ano. Os analistas do banco de investimentos Cowen & Co. ainda esperam que o mercado de anúncios nos EUA cresça 7%, embora abaixo de uma estimativa anterior de 11%. Se anos anteriores servirem de guia, o Facebook e o Google acumularão a maior parte desse crescimento.

As paralisações também parecem estar formando novos hábitos que beneficiam as plataformas de mídia social. Mais tempo em casa parece significar mais tempo na frente de uma tela. Eu publiquei mais no Instagram na semana passada do que nos dois meses anteriores. 

O próprio Facebook revelou um salto significativo no engajamento: 50% mais mensagens nos países mais afetados pelo vírus; duplicação de chamadas de voz e vídeo no WhatsApp e Messenger; na Itália, as pessoas gastam 70% mais tempo nos produtos do Facebook. As pessoas parecem estar deixando de lado as preocupações justificáveis ​​sobre as práticas de dados da empresa, que reduziram o engajamento nos últimos trimestres. 

Publicidade

Esforços para garantir que mensagens precisas de governos e autoridades de saúde garantam uma colocação de destaque em suas plataformas podem estar protegendo o Facebook com uma verdadeira boa vontade. Se apenas uma fração das novas tendências de engajamento for sustentada além da crise, alguns quartos do crescimento mais lento da publicidade não serão uma preocupação do CEO Mark Zuckerberg – é improvável que ele precise tocar os US$ 44 bilhões da empresa posição líquida de caixa.

Ele conseguiu aumentar consistentemente a receita média por usuário porque o Facebook tem um poder significativo para aumentar o custo dos anúncios, assim como o Google. No momento em que o mercado publicitário voltar – e certamente voltará, seja em três, nove ou 12 meses – ele poderia se encontrar com usuários mais ativos. Usuários mais ativos significarão mais atenção. E, finalmente, isso significa mais dinheiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Cotações
30/10/2025 15h13 (delay 15min)
Câmbio
30/10/2025 15h13 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Lucro dos bancos no 3T25 em R$ 24,8 bi: Itaú lidera, BB afunda e mais um deve surpreender; veja quem paga mais dividendos

  • 2

    FI Infra com desconto: fundos de infraestrutura isentos negociam abaixo do PL em 2025. Oportunidade ou alerta?

  • 3

    Reforma tributária pode pesar no seu bolso na hora de vender um imóvel; veja como evitar

  • 4

    Prio, de tese de crescimento a vaca leiteira com 20% de dividendos em 2026? Veja projeções para a concorrente da Petrobras

  • 5

    Investiu o FGTS na Eletrobras? Fundos sobem 53% em 12 meses, mas ações ainda vencem; vale mudar para ELET6?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 2 maneiras simples para aposentados sacarem o benefício com o cartão do INSS
Logo E-Investidor
2 maneiras simples para aposentados sacarem o benefício com o cartão do INSS
Imagem principal sobre o O prêmio da Mega da Virada acumula?
Logo E-Investidor
O prêmio da Mega da Virada acumula?
Imagem principal sobre o O que significa o pedágio "free flow"?
Logo E-Investidor
O que significa o pedágio "free flow"?
Imagem principal sobre o 4 casas que podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja como recarregar o botijão de gás usando o cartão do Bolsa Família
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja como recarregar o botijão de gás usando o cartão do Bolsa Família
Imagem principal sobre o Como sacar o benefício da aposentadoria com o cartão do INSS no caixa eletrônico
Logo E-Investidor
Como sacar o benefício da aposentadoria com o cartão do INSS no caixa eletrônico
Imagem principal sobre o 4 erros que idosos não devem cometer nos primeiros anos com a aposentadoria
Logo E-Investidor
4 erros que idosos não devem cometer nos primeiros anos com a aposentadoria
Imagem principal sobre o Prova de vida: 3 maneiras simples para aposentados regularizarem procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: 3 maneiras simples para aposentados regularizarem procedimento
Últimas:
Novas regras do FGTS começam a valer a partir de sábado (1º); veja detalhes
Radar da Imprensa
Novas regras do FGTS começam a valer a partir de sábado (1º); veja detalhes

O saque-aniversário terá novas condições de valor e prazo a partir de novembro de 2025

30/10/2025 | 14h57 | Por Jéssica Anjos
Previdência para menores de idade cresce 44% em cinco anos, diz Icatu Seguros
Tempo Real
Previdência para menores de idade cresce 44% em cinco anos, diz Icatu Seguros

Número de clientes com menos de 18 anos em planos de previdência da Icatu Seguros dispara, refletindo maior conscientização sobre o planejamento financeiro desde a infância

30/10/2025 | 14h52 | Por Isabela Ortiz
Salva pelo gongo: Ambipar (AMBP3) consegue na Justiça proteção contra credores e inicia processo de recuperação judicial
Tempo Real
Salva pelo gongo: Ambipar (AMBP3) consegue na Justiça proteção contra credores e inicia processo de recuperação judicial

Decisão da 3ª Vara Empresarial do Rio suspende execuções contra a companhia e determina continuidade dos serviços essenciais

30/10/2025 | 14h48 | Por Circe Bonatelli
Quando cai a primeira parcela do 13° salário de 2025? Confira
Radar da Imprensa
Quando cai a primeira parcela do 13° salário de 2025? Confira

O benefício do 13º é garantido por lei aos trabalhadores e corresponde à metade do salário bruto

30/10/2025 | 14h43 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador