• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Usuários isolados e entediados são uma vitória para o Facebook

Paralisação forma hábitos que beneficiam plataformas digitais

Por E-Investidor

27/03/2020 | 9:36 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)
Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

(Alex Webb, Bloomberg/ Washington Post) – A tensão entre as indústrias de mídia e tecnologia tem se caracterizado pela luta pela atenção do usuário. Quanto maior a atenção, maiores as oportunidades de vender novos produtos e serviços. Os gigantes da publicidade digital, Google e Facebook, transformaram isso em um negócio de US$ 200 bilhões/ano. Agora que milhões de pessoas estão presas em casa tentando se manter isoladas do coronavírus, há uma grande oportunidade para prender a atenção delas.

Leia mais:
  • Como o coronavírus travou uma das maiores fintechs do Vale do Silício
  • Home office valoriza Zoom, mas investidores compram ações erradas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O principal vetor do Facebook para manter a atenção dos usuários é conectá-los a outras pessoas, em uma era em que o auto-isolamento e as conexões digitais se tornaram um estilo de vida. O problema é que quando uma marca enfrenta uma crise, o primeiro orçamento cortado é o de publicidade. 

As redes de tevê já estão sentindo o impacto: a Comcast Inc., proprietária da NBA, já alertou para os efeitos negativos nos negócios enquanto a britânica ITV Plc. abandonou as projeções de receita e dividendos para 2020. O Twitter Inc. também reduzia suas perspectivas de lucro para o primeiro trimestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Portanto, o anúncio do Facebook, na terça-feira, 24, de que seus negócios estavam sendo “afetados adversamente” por causa de um “enfraquecimento nos negócios de publicidade” não deveria ter sido uma grande surpresa. Significativamente, no entanto, a empresa com sede em Menlo Park, Califórnia, parou de alterar sua orientação (reconhecidamente bastante vaga) existente no primeiro trimestre, que antecipa o crescimento da receita que “desacelerará em pontos percentuais de dígito baixo a médio de um dígito” em comparação com o final de 2019. 

Para as empresas do Vale do Silício, as dificuldades são relativas. Claro, eles podem estar sofrendo algumas dificuldades, mas seus problemas não são tão graves quanto os da indústria da TV – o mercado publicitário em geral ainda se expandirá este ano. Os analistas do banco de investimentos Cowen & Co. ainda esperam que o mercado de anúncios nos EUA cresça 7%, embora abaixo de uma estimativa anterior de 11%. Se anos anteriores servirem de guia, o Facebook e o Google acumularão a maior parte desse crescimento.

As paralisações também parecem estar formando novos hábitos que beneficiam as plataformas de mídia social. Mais tempo em casa parece significar mais tempo na frente de uma tela. Eu publiquei mais no Instagram na semana passada do que nos dois meses anteriores. 

O próprio Facebook revelou um salto significativo no engajamento: 50% mais mensagens nos países mais afetados pelo vírus; duplicação de chamadas de voz e vídeo no WhatsApp e Messenger; na Itália, as pessoas gastam 70% mais tempo nos produtos do Facebook. As pessoas parecem estar deixando de lado as preocupações justificáveis ​​sobre as práticas de dados da empresa, que reduziram o engajamento nos últimos trimestres. 

Publicidade

Esforços para garantir que mensagens precisas de governos e autoridades de saúde garantam uma colocação de destaque em suas plataformas podem estar protegendo o Facebook com uma verdadeira boa vontade. Se apenas uma fração das novas tendências de engajamento for sustentada além da crise, alguns quartos do crescimento mais lento da publicidade não serão uma preocupação do CEO Mark Zuckerberg – é improvável que ele precise tocar os US$ 44 bilhões da empresa posição líquida de caixa.

Ele conseguiu aumentar consistentemente a receita média por usuário porque o Facebook tem um poder significativo para aumentar o custo dos anúncios, assim como o Google. No momento em que o mercado publicitário voltar – e certamente voltará, seja em três, nove ou 12 meses – ele poderia se encontrar com usuários mais ativos. Usuários mais ativos significarão mais atenção. E, finalmente, isso significa mais dinheiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Cotações
15/12/2025 12h57 (delay 15min)
Câmbio
15/12/2025 12h57 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os melhores cartões para viagens internacionais: compare custos e vantagens

  • 2

    Escândalos corporativos abalam confiança no Novo Mercado? Veja o que dizem especialistas em governança

  • 3

    Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

  • 4

    Réveillon 2026: as festas de ano-novo mais caras do Brasil

  • 5

    Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) lidera altas e Vivara (VIVA3) sobe com troca de CEO; Cosan (CSAN3) cai 2%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Imagem principal sobre o Nota fiscal terá dois novos impostos em 2026; saiba quais são
Logo E-Investidor
Nota fiscal terá dois novos impostos em 2026; saiba quais são
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de Minas Gerais?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de Minas Gerais?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja quem recebe hoje (15/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja quem recebe hoje (15/12)
Imagem principal sobre o Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você já possui senha cadastrada
Logo E-Investidor
Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você já possui senha cadastrada
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quanto custa apostar em um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quanto custa apostar em um bolão?
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Últimas:
Cade aprova nova operação da Raízen (RAIZ4) com ativos de energia solar
Tempo Real
Cade aprova nova operação da Raízen (RAIZ4) com ativos de energia solar

O Conselho deu aval à Goener adquirir ações de controladas empresa em uma SPE de energia fotovoltaica

15/12/2025 | 12h13 | Por Ludmylla Rocha e Leandro Silveira
Dupla-Sena de hoje (15): SORTEIO DOS R$ 3 MILHÕES; confira as chances de ganhar
Loterias
Dupla-Sena de hoje (15): SORTEIO DOS R$ 3 MILHÕES; confira as chances de ganhar

Conforme determinação da legislação brasileira, a Caixa Econômica Federal só recebe jogos de pessoas maiores de 18 anos

15/12/2025 | 12h11 | Por Jéssica Anjos
Quina de hoje (15): SORTEIO DOS R$ 4 MILHÕES; veja até quando é possível apostar
Loterias
Quina de hoje (15): SORTEIO DOS R$ 4 MILHÕES; veja até quando é possível apostar

O concurso 6903 dessa modalidade de loteria será sorteado no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP)

15/12/2025 | 11h46 | Por Jéssica Anjos
Lotofácil de hoje (15): R$ 1,8 MILHÃO EM JOGO; veja até que horas apostar
Loterias
Lotofácil de hoje (15): R$ 1,8 MILHÃO EM JOGO; veja até que horas apostar

Segundo a Caixa Econômica Federal, há 1 chance em 3.268.760 de acertar as 15 dezenas com uma aposta simples

15/12/2025 | 11h35 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador