O entendimento é de que o movimento de aperto monetário está surtindo efeito, aumentando a expectativa de arrefecimento no ímpeto da elevação das taxas de juros nos próximos meses. Assim, as bolsas em NY subiram.
Por aqui, o Ibovespa iniciou o dia no campo negativo, na esteira do Fato Relevante publicado na data de ontem pela varejista Americanas, que apontou inconsistências nos seus lançamentos contábeis.
Ainda pela manhã, o volume de serviços de novembro veio estável ante outubro, abaixo das projeções e contribuiu para o movimento de fechamento da curva de juros, na maioria dos vértices, uma vez que o movimento sinaliza desaquecimento da atividade econômica. Além disso, o dia foi de apresentação do primeiro pacote econômico do ministério da Fazenda, mas este não foi suficiente para mudar o rumo dos negócios.
Nesse pano de fundo, o índice acionário interrompeu a sequência de alta e ao término da sessão era cotado aos 111.850 pontos com queda de 0,59% e giro financeiro de R$ 32,4 bilhões. No câmbio, o dólar depreciou frente ao real registrando queda de 1,55% encerrando a R$ 5,10. Para a sessão de sexta-feira, a agenda local reserva o índice IBC-Br de novembro.