As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira (09), após Wall Street voltar a sofrer perdas ontem em meio a preocupações com a trajetória dos juros nos EUA.
Leia também
Os mercados de Tóquio, Seul e Taiwan registraram leves perdas hoje. O índice japonês Nikkei recuou 0,08%, a 27.584,35 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi caiu 0,09%, a 2.481,52 pontos, e o taiwanês Taiex cedeu 0,12%, a 15.598,71 pontos.
Na China continental e em Hong Kong, por outro lado, as bolsas foram impulsionadas por ações de tecnologia, em meio a expectativas de maior demanda por hardware com o entusiasmo gerado pelo ChatGPT, um software de inteligência artificial especializado em diálogo que rapidamente se popularizou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Principal índice chinês, o Xangai Composto subiu 1,18%, a 3.270,38 pontos. O menos abrangente Shenzhen Composto, por sua vez, avançou 1,54%, a 2.174,20 pontos. Já o Hang Seng teve alta de 1,60% em Hong Kong, a 21.624,36 pontos.
O comportamento misto na Ásia veio após as bolsas de Nova York sofrerem uma rodada de perdas ontem, em reação a comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Presidente da distrital do Fed em Nova York, John Williams, disse ontem que o BC americano terá de manter a política monetária suficientemente restritiva por “alguns anos” para reduzir a inflação e realinhar oferta e demanda na economia americana.
Desde a divulgação de robustos números do mercado de trabalho dos EUA, na semana passada, investidores em Wall Street vêm apostando que o Fed terá de continuar elevando juros este ano, descartando a possibilidade de um eventual corte nas taxas.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho hoje. O S&P/ASX 200 caiu 0,53% em Sydney, a 7.490,30 pontos.
Publicidade
*Com informações da Dow Jones Newswires