Ainda sob impacto dos últimos indicadores norte-americanos, que comprovaram a força da economia e uma inflação ainda alta, os investidores seguiram reagindo de forma mais cautelosa nesta sexta-feira (17), avaliando que os juros podem subir além do esperado e permanecer em níveis altos por um período maior. Neste ambiente, as Bolsas da Europa e de Nova York recuaram, enquanto o dólar voltou a se fortalecer frente as principais moedas. Também pesou nos mercados acionários a queda de quase 2% do petróleo.
Leia também
No Brasil, o ambiente político dividiu espaço no noticiário com o ambiente corporativo. Investidores avaliaram os números trimestrais da Vale (VALE3) e apesar dos números sólidos, as ações fecharam em queda na sessão. No mais, com direcionadores limitados, o Ibovespa ficou sensível ao cenário externo e encerrou o dia em baixa de 0,70%, aos 109.177 pontos e giro financeiro de R$ 21 bilhões, enquanto o dólar recuou 1%, aos R$ 5,16.
A Bolsa brasileira permanecerá fechada na segunda-feira (20), terça-feira (21) e na manhã de quarta-feira (22), por conta do feriado de carnaval. Na semana mais curta, o destaque da agenda local será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Publicidade