O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) avalia que o sistema bancário dos Estados Unidos permanece sólido e resiliente, embora o efeito total das turbulências recentes ainda seja incerto. Apesar dos fatos recentes potencialmente resultarem em enxugamento das condições de crédito e atividade econômica, os dirigentes pontuam que um aperto adicional na política monetária ainda pode ser apropriado para combater a inflação.
Segundo comunicado emitido ao fim da reunião de política monetária de hoje, a continuidade do ciclo de aperto é necessária para atingir instância “suficientemente restritiva” para trazer a inflação à meta de 2%, em um cenário em que o mercado de trabalho continua robusto, com taxa de desemprego baixa, e as pressões inflacionárias elevadas. “O Comitê continua extremamente atento aos riscos da inflação”, afirma o documento.
Para determinar a extensão de novas altas dos juros básicos, o Comitê irá considerar o aperto cumulativo, atrasos com que a política monetária afeta a atividade econômica e inflação, além de desenvolvimentos econômicos e financeiros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os dirigentes também ressaltaram que continuarão a reduzir o balanço de Treasuries e títulos atrelados a hipotecas, como anunciado anteriormente.