O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é uma taxa de juros utilizada nos empréstimos entre os bancos.
Leia também
Assim, serve para que os bancos emprestem e tomem recursos entre si de um dia para o outro, com prazo de vencimento de 1 dia útil. Nesta matéria, o E-Investidor irá tirar algumas de suas dúvidas em relação a ele.
Para que o CDI serve?
O CDI tem um forte papel na regulação do sistema financeiro. O Banco Central (BC) determina que os bancos devem encerrar todos os dias com saldo positivo de caixa. Porém, isso nem sempre acontece. Como as leis estabelecidas pelo BC não permitirem que os bancos fechem com saldo negativo, a saída para isso é tomar dinheiro emprestado, emitindo um CDI que seja adquirido por outro banco.
Como o CDI afeta os meus investimentos?
A taxa do CDI é a principal referência de rentabilidade para os investimentos de renda fixa. Muitos são atrelados a esse indicador, e outros o utilizam como meta de desempenho. Portanto, quando a taxa do CDI cai, as aplicações atreladas ao indicador acabam rendendo menos, ou rendendo mais caso a taxa suba.
Mesmo no caso de investimentos não atrelados diretamente ao CDI, a variação da taxa também pode ocasionar efeitos indiretos.
Qual é a relação do CDI com a taxa Selic?
Como A meta da Selic serve como uma espécie de ponto de equilíbrio da economia, o usual é que essa taxa e a taxa DI possuam valores próximos. O valor do CDI hoje, em março de 2023, é de 13,65% ao ano, enquanto a Selic está em 13,75%.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Geralmente, a taxa DI está entre 0,1 e 0,2% abaixo da taxa de juros, pois os próprios empréstimos entre bancos feitos por meio de CDIs também consideram a Selic como referência.
O que significa render 100% do CDI?
Quando se diz que um LCI (investimento de renda fixa criado para apoiar o financiamento imobiliário no país) ou qualquer outra aplicação oferece 100% do CDI, significa que ele assegurará ao investidor um retorno equivalente à taxa média integral dos empréstimos realizados entre os bancos.