A Eletronorte e a Alupar são acionistas da TNE com, respectivamente, 49% e 51% de participação. A TNE é uma concessionária do serviço público de transmissão de energia elétrica, constituída para implantar, operar e manter a Linha de Transmissão 500 kV, Circuito Duplo, Manaus/Boa Vista e Instalações Associadas, integrando o Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Tendo em vista que a SPE está em atividade desde 2011, quando o empreendimento foi licitado, a formalização do acordo de acionistas representa, segundo comunicado da Eletrobras, um consenso quanto aos termos que disciplinam e delimitam as diretrizes, os direitos e obrigações recíprocas dos sócios e demonstra o compromisso das empresas em dar continuidade a esta obra estrutural e de relevância ao país.
O acordo prevê o aumento progressivo da participação da Eletronorte na SPE nos próximos anos, com uma opção de compra do empreendimento após sua entrada em operação.
“A operação representa uma das iniciativas estratégicas vinculadas ao Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG) de consolidar a liderança em G&T, por meio da expansão da transmissão com foco na criação de valor”, afirma a Eletrobras no comunicado.