Os preços dos títulos garantidos por hipotecas comerciais caíram recentemente para níveis não vistos desde os primeiros dias da pandemia, apontando para uma crescente ameaça econômica decorrente da vacância de escritórios e aumento das taxas de juros.
Leia também
Esse estresse se aprofundou recentemente após o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), que levantou preocupações de que os bancos regionais possam reduzir seus riscos e se tornar mais relutantes em fazer empréstimos imobiliários comerciais – tornando mais difícil para os proprietários refinanciar dívidas existentes.
Na terça-feira, 4, o rendimento extra médio, ou spread, acima dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos que os investidores exigiam para manter os títulos garantidos por hipotecas comerciais (CMBS, na sigla em inglês) com uma classificação triple-B – o nível mais baixo de grau de investimento amplo – era de 9,46 pontos percentuais, de acordo com um índice ICE do Bank of America (BofA). O indicador subiu de 7,6 pontos porcentuais no final de fevereiro e se aproximou do nível de 10,8 pontos porcentuais alcançado em março de 2020, quando as autoridades locais emitiam ordens de lockdown por conta da pandemia. O preço médio dos títulos caiu para cerca de 75 centavos de dólar, de aproximadamente 89 centavos um ano atrás.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Embora os depositantes do SVB tenham ficado assustados com as perdas do banco com títulos sensíveis às taxas de juros, alguns analistas temem que os empréstimos imobiliários comerciais possam ser um problema ainda maior para os bancos regionais, responsáveis por quase 30% dos empréstimos imobiliários comerciais. Alguns economistas, por sua vez, alertaram que os desafios nos bancos regionais provavelmente reduzirão os empréstimos em geral e prejudicarão o crescimento econômico.
Fonte: Dow Jones Newswires