O que este conteúdo fez por você?
- A Polícia Federal de Campinas (SP) deflagrou, na manhã de quarta-feira (17), uma operação contra crimes financeiros praticados através da venda de "robôs de investimentos"
- O crime investigado é a falta de autorização dos fraudadores na operação. Isso ocorre porque, quando 100% automatizada, o uso do robô exige uma certificação da CVM ou do Banco Central, a qual o empresário não tinha
- O empresário realizava a venda casada entre os robôs, com promessa de alto rendimento, e uma plataforma de aquisição de dólares, também gerenciada por ele
A Polícia Federal de Campinas (SP) deflagrou na manhã de quarta-feira (17) uma operação contra crimes financeiros praticados por meio da venda de “robôs de investimentos” e transações de câmbio não autorizadas. Foram realizados três mandados de busca e apreensão – dois em Paulínia (SP) e um em Campinas.
Leia também
A operação recebeu o nome de “Rompot”, palavra grega usada para definir “robô”. A PF informou que a investigação começou a partir de denúncia, em fevereiro deste ano, com a análise de um perfil público em redes sociais que oferece sistemas automatizados de investimento.
Esses sistemas automatizados, os “robôs de investimento”, eram ligados à plataforma de uma corretora estrangeira e realizavam operações automáticas com opções binárias. Segundo a PF, o uso e comercialização dos robôs são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas não é o que acontecia com o perfil investigado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A opção binária de investimento é uma modalidade de alto risco utilizada fora do Brasil. O método usa um período muito curto de tempo, como por exemplo 10 e 15 segundos, para fazer operações de compra e venda. Tal atividade não está regulamentada pela CVM.
A Polícia Federal também informou que o autor das fraudes oferecia uma plataforma de câmbio, também sem autorização legal, para dar suporte às operações em corretora estrangeira.
O que são robôs de investimento?
Primeiramente, é necessário destacar que o método de utilizar o robô é autorizado. Consiste em um sistema que auxilia o investidor a aplicar o dinheiro e pode ser 100% automatizado, sem participação nenhuma de quem investe, ou apenas direcionar o investidor.
O crime investigado decorre da falta de autorização dos fraudadores na operação. Isso ocorre porque, quando 100% automatizada, a operação com o uso do robô exige uma certificação da CVM ou do Banco Central (BC).
Confira mais detalhes da operação nesta reportagem.
Publicidade