Publicidade

Tempo Real

Bolsas de NY fecham em queda com ata do Fed no radar

Mercado também acompanhou o impasse sobre o teto da dívida nos Estados Unidos

Bolsas de NY fecham em queda com ata do Fed no radar
Operador trabalha no salão da Bolsa de Valores de Nova York, Manhattan, EUA 20/05/2022 REUTERS/Andrew Kelly

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quarta-feira, à medida que investidores ponderam o contínuo impasse sobre o teto da dívida dos Estados Unidos. O mercado também acompanhou divulgação da ata do Federal Reserve (Fed), que ressaltou a inflação elevada no país, manteve projeção de recessão da economia americana e revelou divergências entre os dirigentes sobre as próximas decisões monetárias.

O índice Dow Jones fechou em queda de 0,77%, aos 32.799,92 pontos, o S&P 500 caiu 0,73%, aos 4.115,324 pontos, e o Nasdaq recuou 0,61%, aos 12.484,16 pontos. No horário citado, o índice VIX, que mede a volatilidade em Wall Street, avançava 8,09%, a 20,03.

O mercado acionário abriu o pregão em baixa, acelerando queda ao longo da manhã, após a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, renovar alertas sobre possível esgotamento dos recursos até início de junho, o que aumenta riscos de um calote dos EUA. Yellen advertiu para o risco de consequências “altamente adversas” caso o Congresso e a Casa Branca não entrem em acordo, observando que já existem sinais de estresse nos mercados financeiros. Em relatório, o JPMorgan analisa que as chances das autoridades não alcançarem um acordo até início de junho estão aumentando e giram entorno de 25% no momento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para a Oanda, as bolsas de Wall Street foram atingidas duplamente pelos riscos do calote e por temores de que a persistência da inflação possa impedir o Fed de pausar seu ciclo de aperto. A ata demonstrou que cortes de juros são pouco prováveis, contudo, os dirigentes ainda preferem não se posicionar de forma definitiva até que o teto da dívida seja elevado, divergindo entre uma nova elevação ou pausa no aperto. “Se a inflação acabar sendo mais rígida do que os economistas esperam, o Fed pode muito bem pular um aumento de juros em junho, mas seguir em frente com um na reunião de julho.”, observa a consultoria.

Já a Capital Economics mantém sua projeção de que a taxa terminal dos Fed funds deve ter atingido entre 5,00% a 5,25%, embora a perspectiva de cortes de juros esteja desaparecendo, com poucos sinais de que a economia esteja se afastando de um crescimento abaixo do potencial para uma recessão de fato.

Assim, os bancos caíram de forma generalizada em Nova York, com o Citigroup (-3,09) liderando as quedas no setor após anunciar o desmembramento do Banamex e desistência dos esforços de vender a unidade mexicana. Já o PacWest reverteu ganhos iniciais e caiu 2,44% no pregão regular, apesar das notícias sobre um novo acordo para se desfazer de sua unidade de crédito imobiliário, a Civic Financial Services. Ainda, Morgan Stanley cedeu 1,72%, o Bank of America caiu 1,68% e o Goldman Sachs perdeu 1,16%.

Pontualmente pressionada pelo impasse na dívida, a Meta se recuperou ao longo da tarde e encerrou em alta de 1,00%, na esteira da última rodada de demissões em massa da empresa. A Netflix também subiu 2,49%, em meio a nova estratégia da empresa para evitar compartilhamento de contas.

Publicidade

No setor de energia, Chevron e Exxon Mobil subiram 0,27% e 1,12%, respectivamente, seguindo alta robusta dos preços do petróleo. Enquanto isso, a produtora de veículos elétricos Tesla perdeu 1,54% após ser pressionada por resultados positivos de sua concorrente chinesa, a Xpeng.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>