As negociações no Senado em torno do arcabouço fiscal também ficam no radar. Para o ex-secretário especial do Tesouro e Orçamento e hoje CEO da Bradesco Asset, Bruno Funchal, a regra de exceção para aumento de despesas em 2024 incluída no projeto do novo arcabouço fiscal tem custo, tira credibilidade e deveria ser revista na votação do Senado.
Os mercados internacionais operam mistos após a Casa Branca e negociadores do Partido Republicano chegarem neste fim de semana a um acordo preliminar para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos e evitar um calote. “O acordo evita a pior crise possível, um calote, pela primeira vez na história da nossa nação”, disse ontem o presidente dos EUA, Joe Biden. “Retira a ameaça de um calote catastrófico da mesa”, acrescentou.
Os líderes estão trabalhando para obter apoio do meio político enquanto o Congresso se apressa em votar o projeto antes do prazo de 5 de junho, para evitar um calote federal.
Agenda
A agenda desta segunda-feira (29) traz sondagem da indústria de maio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), às 08h, bem como o Relatório Focus Semanal do Banco Central (08h25). Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, realiza palestra em Fortaleza (19h30).
Nos Estados Unidos e Reino Unido, feriado deixa os mercados financeiros fechados.
*Com informações do Broadcast