Os principais índices acionários dos Estados Unidos operam em leve alta nesta segunda-feira (5), após a leitura de dados mais fracos de serviços reforçarem a expectativa por manutenção dos juros do Fed em junho, e reduzirem a chance de o aperto ser retomado em julho.
Leia também
Enquanto na Europa, as bolsas encerraram a sessão em queda, seguindo preocupações com a atividade econômica e a postura dos bancos centrais. O PMI de serviços da zona do euro ficou abaixo do esperado, mas o do Reino Unido veio ligeiramente melhor. Apesar da desaceleração do PPI (inflação ao produtor) mais forte que a expectativa em abril, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que a inflação na região segue em um nível elevado.
Entre as commodities, o contrato futuro mais negociado do minério de ferro, na Dalian Commodity Exchange da China, fechou em alta de 2,15%, cotado a US$ 106,55 por tonelada. E próximo às 14h, o petróleo Brent avançava 1,56% aos U$ 77,32 o barril, beneficiado pelo anúncio da Arábia Saudita ontem de um corte na produção de 1 milhão de barris por dia. No entanto, a commodity chegou a avançar acima de 2,5% mais cedo, e desacelerou após os resultados menores que o esperado de dados de atividade nos EUA, num indicativo de que há problemas na demanda.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, no mesmo horário citado acima, o Ibovespa caia 0,16%, aos 112.379 pontos. Após seis semanas consecutivas de ganhos, o movimento de realização de lucros ocorre na esteira da fraqueza das bolsas internacionais, bem como a partir da indicação de queda no volume financeiro de negócios, em uma semana de agenda esvaziada, com feriado na quinta-feira. No câmbio, o dólar recuava 0,63% frente ao real, cotado a R$ 4,92, e nos juros, o movimento era de queda em todos os vértices da curva a termo.
https://www.youtube.com/live/88gVPgw0XqA?feature=share