O Banco do Brasil (BBAS3) deve começar a utilizar uma ferramenta de inteligência artificial generativa, a mesma por trás do ChatGPT, para dar apoio ao atendimento dos clientes. O banco desenvolveu um assistente que utiliza a tecnologia, e que dá respostas ao funcionário a partir da demanda feita pelo cliente.
Leia também
Segundo o banco, a ferramenta utiliza os chamados modelos massivos de linguagem (LLMs), em que a inteligência artificial passa a compreender as perguntas dos usuários e a gerar respostas de alta qualidade. As respostas partem da indexação de uma base de conhecimento ao modelo, de forma prévia. A ideia é que os atendentes respondam aos clientes de forma mais certeira.
A solução está em fase de implementação no BB, e não tem data para chegar aos clientes. Inicialmente, a ferramenta pode ser utilizada para tratar de temas como crédito imobiliário, de veículo e de energia renovável, além de ações de sustentabilidade e cartões.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O banco afirma que o modelo evoluirá à medida que for utilizado, e que será treinado para que as respostas sejam mais refinadas.
O BB já utiliza a inteligência artificial para algumas funções, como a eficiência e também o atendimento ao cliente. No ano passado, foram desenvolvidas 84 soluções, o que inclui as interações com os clientes através do WhatsApp. O banco deve acelerar a produção de IA neste ano através do chamado Motor de Análise de Inteligência Artificial (Maia), desenvolvido internamente. Segundo o BB, a Maia avalia, testa e aprova modelos de IA em poucas horas.