Após a queda das ações da Petrobras (PETR3; PETR4), na última sexta-feira (30), com o anúncio de novo corte na gasolina, a estatal divulgou que decidiu habilitar as empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e UTC, a disputarem seus contratos. As empresas estavam impedidas de fechar contratos por causa do envolvimento em esquemas de corrupção na petroleira, investigados pela operação Lava Jato.
Leia também
A petroleira confirmou a informação ao jornal Folha de S. Paulo. “Toda e qualquer empresa interessada em iniciar, manter ou restabelecer relacionamento com a Petrobras, deve demonstrar conformidade ao Programa de Compliance da Petrobras”, declarou.
Segundo a Petrobras, são 31 as empresas nacionais e estrangeiras habilitadas a disputar os contratos. A Odebrecht faz parte da chamada “categoria plena”, que permite a participação em todos os tipos de concorrências existentes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale citar que, além de aceitarem agir conforme o programa de compliance, as empresas que disputarem os contratos devem, segundo a Petrobras, “assumir o compromisso de cumprir as leis anticorrupção e as políticas, procedimentos e regras de integridade aplicáveis, bem como estar livre de quaisquer sanções impeditivas”.
Até às 15h50 da última sexta-feira (30), os papéis da companhia eram negociados a R$ 29,69, com uma queda de 4,32%.