

A celebração do feriado de Independência nos Estados Unidos manterá os mercados à vista fechados nesta terça-feira (04), o que irá diminuir o volume de negócios. Dessa forma, as bolsas europeias operam com oscilações contidas e sem um viés claro, assim como os índices futuros de Nova York também mostram a mesma relutância em assumir qualquer tendência.
As bolsas seguem refletindo a leitura de dados sobre a indústria nas principais economias, após a sequência de publicações de índices de gerentes de compras (PMIs) apontando para a contração dos países, enquanto na China, uma decisão de Governo de restringir exportações de metais usados na produção de semicondutores aumenta a rivalidade tecnológica com os Estados Unidos.
O dólar roda a estabilidade, enquanto os contratos futuros do petróleo operam em alta e os preços futuros do minério de ferro recuaram apenas 0,06% em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 131,95 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A ausência de uma referência externa e a agenda de indicadores mais fraca são desafios para o movimento de alta recente do Ibovespa. O destaque do dia para os investidores é a sabatina dos indicados às diretorias do Banco Central, principalmente Gabriel Galípolo, e as discussões de governadores do Sudeste e do Sul com parlamentares sobre a Reforma Tributária.
Agenda econômica
Brasil: A sabatina dos indicados para diretorias de Política Monetária e de Fiscalização do Banco Central na Comissão de Assuntos Econômicos no Senado (8h30) e um encontro de Governadores do Sudeste e do Sul com parlamentares em Brasília (19h30) são os destaques do dia. A produção industrial referente à maio será divulgada logo cedo (9h), sendo esperada uma expansão de 0,1% em maio, após queda de 0,6% em abril, e avanço de 1,2% ante maio de 2022, após queda interanual de 2,7% em abril.
Europa: O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, testemunha na Câmara dos Comuns (10h) e o dirigente do Banco Central Europeu e presidente do Banco Central alemão, Joachim Nagel participa de evento (13h).
China: À noite, saem dados do índice dos gerentes de compras (PMI) composto e de serviços (22h45), com impacto nos mercados ocidentais amanhã
Publicidade