Publicidade

Tempo Real

Temores globais de recessão impactam dólar; saiba mais

Dados do setor de Serviços (PMIs) da China, Japão e zona do euro estão no radar

Temores globais de recessão impactam dólar; saiba mais
Chevron compra Hess em acordo bilionário; veja valor. (Foto: Envato Elements)

O dólar opera em alta nesta quarta-feira (5), acompanhando a valorização da moeda americana no exterior e também dos rendimentos dos Treasuries longos em Nova York em meio a expectativas pela ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) que será divulgada à tarde (15h). Os investidores locais seguem cautelosos com a pauta econômica no Congresso e atentos aos temores globais de recessão, após dados de atividade do setor de Serviços (PMIs) fracos na China, Japão e zona do euro.

Ontem, o dólar e as taxas de juros já subiram, com um movimento de realização de lucros, que por sua vez foi sustentado por sinais de dificuldade para o avanço de pautas econômicas relevantes na Câmara dos Deputados. Há três projetos relevantes que devem ser votados nos próximos dias: o que restabelece o voto de qualidade no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), o arcabouço fiscal e a reforma tributária. A aprovação destes projetos, segundo especialistas, pode abrir espaço para novas reduções nos juros e queda do dólar ante o real.

O problema é que as negociações a respeito do Carf estão levando mais tempo que o esperado, e como o texto tem caráter de urgência estava trancando a pauta e impedindo as demais votações.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem que essa barreira burocrática não se aplicaria a Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que é o modelo pelo qual será feita a reforma tributária. Isso, em tese, abriria espaço para votar a reforma até sexta-feira, enquanto os deputados acertam os últimos detalhes do texto do Carf.

Nesta manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar da reforma tributária. Haddad disse que Tarcísio manifestou apoio e colocou questões nacionais acima de pontos regionais ou partidários.

O governador paulista afirmou após o encontro concordar com 95% da reforma tributária, e que os questionamentos apresentados ao governo federal referem-se a questões pontuais.

Às 9h32, o dólar comercial subia 0,35% no mercado à vista, para R$ 4,8576. O dólar para agosto ganhava 0,26%, aos R$ 4,8785.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>