O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a distribuição de R$ 12,7 bilhões entre os trabalhadores cotistas. O valor representa 99% do lucro obtido pelo fundo em 2022 e deve ser repassado aos cidadãos até 31 de agosto.
Leia também
A distribuição ocorre de forma proporcional aos saldos de cada conta do FGTS que detinha recursos em 31 de dezembro do ano passado. Vale destacar que os valores não podem ser sacados imediatamente pelo trabalhador, que só consegue solicitar o dinheiro caso se enquadre em alguma das regras de resgate, como saque-aniversário, demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de casa própria ou doença grave.
Para consultar o seu saldo, o cidadão pode usar o aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS, onde consegue alterar dados cadastrais e solicitar o saque, sem necessidade de atendimento presencial.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No app, o usuário deve clicar em “Cadastra-se” e preencher todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha de acesso. Por e-mail, ele vai receber uma mensagem e um link para confirmar o cadastro. Após clicar no link, o cidadão poderá acessar o app informando o CPF e a senha criada.
Dentro do aplicativo, na opção “Saldo Total”, é possível visualizar a soma dos valores disponíveis ao longo dos anos. No extrato, também aparecem os dados cadastrais do empregador, do empregado e a data da última atualização realizada no saldo.
Quem quiser resgatar o valor pode ir em “Meus Saques” e selecionar o motivo. Posteriormente, o usuário será informado sobre as condições e os documentos necessários para comprovar o direito ao benefício.
Além disso, a Caixa disponibiliza um serviço de envio de mensagens via SMS, que pode ser acionado pelo app, para manter o cidadão informado sobre a regularidade dos depósitos e saldo do FGTS, mandando um aviso quando houver valores liberados para saque.
Publicidade