O Ibovespa fechou esta terça-feira (25) em alta de 0,55%, aos 122.007,77 pontos, nível não visto em fechamento desde 11 de agosto de 2021, há quase dois anos. O índice oscilou entre máxima a 123.009,90 pontos e mínima a 121.343,58 pontos.
Leia também
O dia foi marcado pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que registrou queda de 0,07% em julho, 0,11 ponto percentual abaixo da taxa de 0,04% de junho. Já o boletim Focus, também publicado nesta terça, manteve estável a expectativa para a taxa Selic no fim deste ano, com mediana para os juros básicos em 12,00%.
Quem liderou as altas do Ibovespa na sessão foram as ações da Eztec (EZTC3), em um momento de valorização para os papéis de construtoras de alta e média renda. Segundo informou o Broadcast, a empresa também está preparando o lançamento de sete empreendimentos no segundo semestre, com valor geral de vendas de R$ 1,2 bilhão.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na outra ponta, as ações da Gol (GOLL4) lideraram as baixas do Ibovespa,.
Na segunda-feira (24), o Ibovespa fechou em alta de 0,94%, aos 121.341,69 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade