O índice Ibovespa futuro abriu na manhã desta quinta-feira (27) em alta de 0,31%, chegando aos 123.585 pontos.
Leia também
O avanço ocorre em meio às repercussões da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que elevou a taxa de juros no país em 25 pontos-base, na faixa de 5,25% a 5,50%. Ontem, a Fitch anunciou a elevação da nota do Brasil de ‘BB-‘ para ‘BB’, com perspectiva estável.
Hoje, os mercados também esperam pela primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos do segundo trimestre e pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) do mesmo período. Ainda são aguardados na Europa a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e uma entrevista coletiva da presidente da instituição, Christine Lagarde.
- Veja também: Mercado hoje: Petrobras e Braskem registram quedas de produção; Vale negocia venda de fatia de metais básicos
No Brasil, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o resultado primário do Governo Central em junho e a publicação de balanços do segundo trimestre de Vale e Intel, entre outras empresas locais e americanas, ficam no radar dos investidores.