A Embraer (EMBR3) apresentou números operacionais melhores no segundo trimestre de 2023, segundo avaliação da XP, com entrega de 17 aeronaves comerciais, em linha com as expectativas da casa, e 30 jatos executivos, ligeiramente acima do previsto.
Leia também
Em relatório, os analistas Lucas Laghi, Fernanda Urbano e Guilherme Nippes afirmam que veem as entregas como um destaque positivo do anúncio, mostrando uma recuperação ante o primeiro trimestre, conforme esperado, por conta da sazonalidade do setor, e também melhorando na comparação anual.
“Por enquanto, as entregas do primeiro semestre representam 36% do guidance da divisão comercial para o ano e 30% dos jatos executivos. Olhando para frente, esperamos uma melhoria contínua ao longo do segundo semestre”, afirmam.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Sobre a carteira de pedidos, a XP tem uma leitura mais cautelosa. A casa destaca que os 271 pedidos da aviação comercial são 13% menores ante um ano, com apenas 7 adições líquidas de pedidos no segundo trimestre (os novos pedidos líquidos dos últimos 12 meses ficaram em 23 ante 48 de igual período do ano passado, implicando um nível book-to-bill baixo de 0,4 vezes).
Embora positivas no trimestre, os analistas veem as adições líquidas de apenas 7 aeronaves E1 na divisão comercial (anunciada durante a Paris Air Show) como decepção esperada, considerando as altas expectativas do mercado para a atividade comercial nos meses que antecedem a feira.
“Acreditamos que os números operacionais dão um tom melhor para o resultado financeiro (que será divulgado dia 14 de agosto) e reiteramos nossa visão de que a Embraer deve ser um destaque positivo entre as empresas da nossa cobertura no segundo trimestre”, afirmam.